28
Dom., Abr.
0 New Articles

3 meses após o início da guerra, muitos ucranianos continuam a chegar à Roménia

Ucrânia
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Quase três meses após após o início da guerra na Ucrânia, dos mais de 6 milhões de ucranianos que saíram, quase dois milhões podem já ter regressado, mas há zonas da Ucrânia de onde há ainda saídas significativas. É o caso da Roménia que faz fronteira com o sul da Ucrânia e que é o segundo país vizinho com mais volume de entrada de refugiados depois da Polónia.


Há famílias inteiras que cada vez mais batem à porta da Cáritas de Bucareste em busca de comida. São pessoas que já conseguiram alojamento na capital ucraniana mas precisam de dinheiro para comer. A Cáritas está a dar 5 toneladas de alimentos por semana e entrega um cartão carregado com o equivalente a 20 euros para que cada refugiado possa comprar alimentação. Nestes grupos de refugiados, continuam a predominar as mulheres e as crianças.

Márius Forminte, director da Cáritas de Budapeste, diz-nos que está à espera de "um verão com mais entradas" de refugiados ucranianos na Roménia.

Se é verdade que muitos refugiados da primeira vaga já regressaram à Ucrânia, a situação torna-se incerta devido a um fluxo secundário que vem da Moldávia. Aí entraram mais de 460 mil ucranianos desde o início da invasão que agora tentam vir para a Roménia.

"Vem agora muito mais gente da República Moldova, porque recomeçaram os problemas com a Transnístria. Muitos temem que a história se repita e que haja um ataque à República Moldova. Por isso preferem entrar na Roménia", explica Marius da Cáritas de Bucareste. E há todo o contingente de quem foge da Ucrânia nas fronteiras junto a Odessa, temendo uma invasão russa a sul.

Na fronteira norte da Roménia com o sul da Ucrânia, pudemos testemunhar que não há um movimento tão intenso como se via no início da guerra. A Roménia atingiu 1 milhão de entradas de refugiados desde o início da invasão russa. Os fluxos são menos intensos mas são contínuos e estão para durar.

De acordo com a ONU, desde o começo do conflito, a violência provocou mais de 8 milhões de deslocados internos, sendo que 6,4 milhões de ucranianos tiveram de fugir para o exterior, nomeadamente para a Polónia que concentra metade dos refugiados e para outro vizinho directo da Ucrânia, a Roménia, onde há uma dezena de dias se contabilizam mais de 900 mil refugiados ucranianos.

Num nível mais lato, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Alto Comissariado da ONU para os Refugiados, os conflitos no mundo obrigaram este ano mais de 100 milhões de pessoas a fugirem das suas zonas de origem.

 

 

 

Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus