26
Sex., Abr.
0 New Articles

este sábado a sua visita de três dias à província de Cabo Delgado

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Presidente da República, Filipe Nyusi, terminou, este sábado a sua visita de três dias à província de Cabo Delgado onde escalou os distritos Nangade, Ancuabe e Macomia, Montepuez e a cidade de Pemba.


Em Cabo Delgado o Chefe do Estado vincou, entre outras aspectos, a necessidade de uma exploração regrada dos recursos minerais, para que este bem comum contribua para a resolução dos problemas da Nação.
-Nyusi desiludido com fraca preparação dos administradores de Cabo Delgado
O Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou a sua insatisfação com a falta de domínio de matérias relativas a planificação por parte dos administradores distritais da província de Cabo Delgado.
Por isso, Nyusi recomenda a elaboração de cursos de capacitação para os administradores, que deverão incluir matérias tais como avaliação e monitoria, para que possam melhorar o seu desempenho.
“Não fiquei satisfeito com o domínio dos administradores na planificação. A concepção dos planos, a implementação dos planos, a monitoria”, disse
Estabeleceu um paralelismo entre a falta de domínio e clareza daquilo que se pretende produzir, com um atleta que corre sem meta.
Nyusi, que falava em conferência de imprensa havida, este sábado, no posto administrativo de Namanhumbir, distrito de Montepuez, e que marcou o término da visita a Cabo Delgado, sublinhou que quando não existe sensibilidade sobre números e indicadores não é possível saber se estão a correr rápido ou devagar, ou saber se vão a tempo de cortar a meta.
“A felicidade, minha, é o facto de ter estado cá, tendo constatado que precisamos de dar este tipo de apoio. Esta é a razão da nossa vinda aqui para não estarmos no gabinete. Temos de dar o apoio necessário aos que precisam para poderem trabalhar”, afirmou o Presidente da República.
Reiterou que o governo vai organizar cursos de capacitação dos administradores para dotá-los de ferramentas necessárias para que possam melhorar o seu desempenho.
De uma forma geral, Nyusi avalia positivamente o desempenho da província nas diferentes componentes.
“A avaliação geral que fazemos é que as coisas estão a acontecer em Cabo Delgado’ sublinhou o Chefe de Estado, apontando, como exemplo, as áreas de infra-estruturas, emprego, agricultura, pecuária e pesca, como as que vem registando avanços, embora esta ultima área não tenha muita tradição nesta província como acontece com as regiões sul e centro do país.
“Por isso mesmo, encorajamos a população e saudamos a província para que isso possa continuar”, anotou.
Em Cabo Delgado, Nyusi manteve encontros com as autoridades e populações locais, onde se inteirou do nível de execução do Plano Economico e Social (PES), e inaugurou algumas infra-estruturas sociais e económicas.

 


Fonte:RM
Reditado para:Noticias do Stop 2017

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus