20
Sáb., Abr.
0 New Articles

Utilizadores angolanos utilizam Wikipedia e Facebook

Utilizadores angolanos utilizam Wikipedia e Facebook para partilha ilegal de conteúdos

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um fenómeno de descoberta, novo, criativo e ilegal. É a melhor descrição para indicar os últimos acontecimentos digitais em Angola. Foram criadas em 2014 redes de serviços básicos de Internet para países em desenvolvimento.

 

A Wikimedia, organização sem fins lucrativos que contêm na sua propriedade a Wikipedia, estabeleceu um acordo com a empresa de telecomunicações angolana Unitel, em que um utilizador que aceda através do seu telemóvel a conteúdos da instituição não paga nada – Wikipedia Zero. O Facebook optou por seguir a mesma lógica e criou o Free Basics, onde impera a mesma lógica existente na Wikimedia. No fundo, foi estabelecida uma Internet a duas “velocidades”. Quem tem capacidade económica, acede à rede de forma livre, quem não pode pagar o acesso à Internet liga-se a um regime controlado de utilização limitada. Contudo, era relativamente óbvio que os utilizadores destas redes controladas teriam a noção e a capacidade para alargar a rede e começassem a explorar lacunas existentes.

Assim acontece em Angola, utilizadores destas redes começaram a alojar ficheiros (vídeos, imagens, música, documentos…) na Wikipedia e a partilhar os respectivos links em grupos privados de Facebook. O status quo existente orientava-se pela máxima: “se os países em desenvolvimento querem usar a nossa Internet, eles têm de utilizá-la segundo as nossas regras”. Rapidamente se percebeu que não seria bem assim.

As reacções não tardaram em surgir. Responsáveis da Wikimedia começaram a perceber as práticas existentes e rapidamente discutiram soluções. Inicialmente a opção recaiu por muitas restrições e proibições de endereços de IPs em editar artigos da Wikipedia. Contudo, tratava-se de uma solução a curto prazo visto que impedir os utilizadores de colaborar no propósito do site não seria o remédio mais correcto.

Hoje em dia, responsáveis da Wikimedia argumentam que os editores correctos e que seguem a linha do site não podem pagar negativamente pelos que usam a rede de forma nociva e corrompendo a dinâmica do projecto. Por esta questão, os técnicos da organização continuam a filtrar e a controlar o site, tentando ao máximo não por em causa a natureza da Wikipedia no caso de Angola. Existe uma posição de contenção e monitorização por parte da entidade que pretende não destruir o que foi edificado.

 

 

 

Fornecido por:Angonoticias 2016 ( Stop.co.mz )

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews