27
Seg., maio
0 New Articles

Notícias principais

Recenseamento avança com dificuldades no Niassa

Niassa

O principal partido da oposição em Moçambique, a RENAMO, acusa o Secretariado Técnico da Administração Eleitoral na província do Niassa de estar a sabotar o recenseamento eleitoral. Autoridades eleitorais negam.
A acusação é feita pelo mandatário distrital da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Rachide Carvalho, que se queixa de várias irregularidades no processo eleitoral.

Cooperativas ajudam a tirar-nos da pobreza

Niassa

Província moçambicana do Niassa foi a pioneira no processo de mapeamento e criação de cooperativas no país. No distrito de Lago, seis cooperativas estão já em funcionamento e os membros dizem-se satisfeitos.

Promover o desenvolvimento cooperativo é um dos desafios do Governo moçambicano. Neste sentido, e para atingir uma melhor organização da base produtiva no país, que atualmente está assente na informalidade, o Executivo lançou o

Elefantes invadem campos de produção em Metarica

Niassa

Na província do Niassa, elefantes invadem campos de produção, no distrito de Metarica, situação que pode concorrer para a redução de resultados na produção agrícola da presente campanha.

A acção dos paquidermes incide sobretudo na cultura de feijão boer e a população pede a intervenção do governo.

Mocímboa da Praia acredita que “acções dos terroristas” estão na fase final

Cabo Delgado

Passados seis anos do primeiro ataque armado, Sérgio Domingos Cipriano, administrador do distrito de Mocímboa da Praia, acredita que as “acções dos terroristas” estão na fase final.
Mocímboa da Praia foi, a 05 de Outubro de 2017, o primeiro palco dos ataques terroristas em Cabo Delgado, norte de Moçambique.

Novos ataques "podem desestabilizar eleições"

Cabo Delgado

Em entrevista à DW, o ativista Gafuro Manana alerta que os novos ataques em Cabo Delgado podem ser uma tentativa de colocar a região num "estado de sítio ou de alerta" e de desestabilizar o período eleitoral.
Depois de uma relativa acalmia, a província de Cabo Delgado voltou a ser palco de ataques de grupos extremistas. Mas o Governo entende que estes são protagonizados por insurgentes que estão em fuga das tropas moçambicanas e seus aliados

Quase 820 mil pessoas continuam deslocadas

Cabo Delgado

Mais de 400 mil pessoas vítimas dos ataques no norte de Moçambique nos últimos cinco anos já regressaram às zonas de origem, nomeadamente em Cabo Delgado, mas quase 820 mil continuam deslocados, segundo números oficiais.
De acordo com a mais recente atualização feita pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), divulgada rdta quinta-feira (10.08), "pelo menos 409.087 pessoas" regressaram às zonas de origem.

Contagem à porta fechada em Nampula

Nampula

O processo de contagem de votos decorre à porta fechada na Comissão Distrital de Eleições de Nampula. Até agora foram processadas 148 mesas das 441 existentes. Até ao momento, as tendências apontam vantagem para a FRELIMO.

FRELIMO já nas ruas de Nampula para a celebração

Nampula

Motoqueiros preparam-se para festejar suposta vitória da FRELIMO em Nampula. Enquanto isso, membros da FRELIMO estão concentrados diante do Hotel Lúrio, onde provisioriamente funciona a sede provincial do partido.

Desentendimento bloqueia contagem em Nampula

Nampula

Interrompida a contagem e apuramento de resultados na autarquia de Nampula. Há um braço de ferro entre mandatários, observadores eleitorais e o STAE. Ao que tudo indica, os resultados provisórios poderão não ser anunciados na hora prevista

Resultado provisório dá vitória a FRELIMO em Quelimane

Zambézia

Candidato da FRELIMO para a autarquia de Quelimane, Lourenço Gany, é declarado vencedor das eleições autárquicas. A Comissão Distrital de Eleições divulgou, há poucos minutos, os resultados provisórios das eleições autárquicas realizadas na última quarta-feira, dando vitória ao cabeça de lista da FRELIMO.

Ex-diretor distrital do STAE denuncia pressão política

Zambézia

Ex-diretor distrital do STAE em Quelimane diz que saiu do cargo pelo próprio pé depois de ser acusado de envolvimento em irregularidades no recenseamento. À DW, nega as acusações e diz que foi vítima de pressão política.

Assane Ussene diz que não foi exonerado – saiu pelo próprio pé da direção distrital do Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) em Quelimane.

Autoridade Tributária quer aumentar a arrecadação de receitas

Zambézia

A Autoridade Tributária de Moçambique, na Zambézia, vai potenciar as actividades de fiscalização do processo de facturação, com vista a aumentar a arrecadação de receitas para os cofres do Estado.

O facto foi anunciado, este sábado, pelo delegado provincial da Autoridade Tributária, na Zambézia, Ambrósio Orubale, numa conferência de imprensa.

Autarquia esquece-se dos bairros periféricos?

Tete

Na província moçambicana de Tete, académicos e membros da sociedade civil levantam preocupações sobre alegada falta de atenção das autoridades municipais para com os bairros periféricos que estão em condições precárias.
O processo de descentralização em Moçambique, iniciado há mais de duas décadas, tem como objetivo primordial atender, de forma mais ágil e eficaz, às necessidades mais urgentes da população.

População de Tete queixa-se do preço da energia

Tete

Apesar da produção da Hidroelétrica de Cahora Bassa, consumidores de Tete dizem que pagam mais pela energia do que outras províncias de Moçambique. EDM aponta altas temperaturas na região como a causa.

A província de Tete é produtora da energia elétrica através da Hidroelétrica da Cahora Bassa (HCB). Ainda assim, a população desta região no centro de Moçambique diz-se sufocada porque alegadamente a corrente é mais cara em Tete do que

Funcionários públicos acusados de corrupção em Tete: "É gravíssimo"

Tete

Seis servidores públicos foram detidos na semana passada em Tete, acusados de sobrefaturação e conflitos de interesse em contratos com duas empresas. A confirmar-se a acusação, a punição deverá ser exemplar, diz jurista.
Dois dos suspeitos são funcionários públicos e, ao mesmo tempo, seriam sócios de empresas privadas que fizeram contratos com o Estado, orçados em 106 milhões de meticais (mais de 1,5 milhões de euros).

Recenseamento militar decorre a bom termo

Manica

Mais de dez mil jovens de ambos sexos se recensearam para o serviço militar, desde o arranque no processo referente ao presente ano, a três de Janeiro último, na província de Manica.
O delegado provincial do Centro de Recrutamento e Mobilização de Manica, Delmo Mahanjane, manifesta satisfação pelo nível de adesão, que representa sessenta e três por cento da meta, que é de inscrever mais de dezasseis mil jovens.

Tudo a postos para o arranque do ano lectivo 2022

Manica

O Serviço distrital de Educação, Juventude e Tecnologia de Chimoio, província de Manica, diz estar tudo a postos para o arranque, esta segunda-feira, do ano lectivo-2022.

O Director da instituição assegurou que todas as trinta e oito escolas do distrito garantiram a distribuição do material aos professores, que já planificaram os conteúdos da primeira quinzena.

Acidentes de viação provocam 44 mortes

Manica

Quarenta e quatro pessoas perderam a vida e quarenta e duas ficaram gravemente feridas, em consequência de quarenta e oito acidentes de viação, registados o ano passado na província de Manica.

A informação partilhada esta quinta-feira pelo oficial de imprensa no departamento de relações pública no comando Provincial da PRM, Danilo Tadeu numa entrevista balanço do trabalho operativo do ano findo.

Mais de 1.500 automobilistas impedidos de conduzir nos próximos 12 meses

Sofala

Em Sofala, mais de mil e quinhentos automobilistas estão impedidos de conduzir nos próximos doze meses por cometerem transgressões graves de código de estrada.

De entre várias infracções, os motoristas penalizados foram surpreendidos a conduzir sob efeito de álcool, excesso de velocidade e violação de sinais.

PR inaugura campus universitário e fábrica de processamento de trigo

Sofala

O Presidente da República, Filipe Nyusi, procede, hoje, à inauguração do campus da Universidade Licungo, no distrito de Dondo e a fábrica de processamento de trigo na cidade da Beira.

A visita à província de Sofala iniciou, quarta-feira, dia em que além fazer o lançamento da iniciativa “um distrito, uma estação meteorológica”, o chefe do Estado inaugurou a agência bancária do distrito de Marínguè e presidiu uma reunião

Presidente da República visita província de Sofala

Sofala

O Presidente da República efectua, quarta e quinta-feira, uma visita de trabalho à província de Sofala, indica um comunicado recebido na nossa redacção.

Em Sofala, Filipe Nyusi vai lançar, esta quarta-feira, na localidade de Zimuala, distrito de Machanga, o Programa “Um Distrito, Uma Estação Meteorológica”.

Jovens de Inhambane enfrentam crise de desemprego

Inhambane

Faltam oportunidades de trabalho para a juventude em Inhambane. Jovens ouvidos pela DW denunciam assédio sexual e exigência de subornos para ter acesso a vagas.
Milhares de jovens com nível médio de escolaridade e até mesmo licenciados estão há anos à procura de trabalho na província de Inhambane, mas sem sucesso.

Alunos queixam-se de extorsão para ir às aulas em Inhambane

Inhambane

Encarregados de educação em Inhambane dizem que as escolas estão a exigir dinheiro aos alunos para pagar aos guardas dos estabelecimentos. Algumas crianças são impedidas de ir às aulas por falta de pagamento.
Pais e encarregados da educação da província de Inhambane denunciam casos de extorsão em escolas primárias e secundárias. Segundo várias fontes ouvidas pela DW, os estabelecimentos de ensino estão a exigir dinheiro aos alunos para

Perto de 10 mil pessoas poderão enfrentar fome em Govuro

Inhambane

Perto de 10 mil pessoas do distrito de Govuro, em Inhambane, poderão enfrentar fome, devido a escassez de chuva.

A maioria da população, que poderá estar em situação de insegurança alimentar, vive no posto administrativo de Nova Mambone.

Presidente da República considera energia eléctrica vector-chave para industrialização

Gaza

O Presidente da República diz que a energia eléctrica é um vector-chave para a industrialização e bem-estar das comunidades no país.

Filipe Nyusi falava esta segunda-feira, na cerimónia de inauguração do sistema de energia eléctrica no posto administrativo de Ntlavene, distrito de Mabalane, em Gaza.

Governo em prontidão para enfrentar eventuais cheias ou inundações

Gaza

Em Gaza, o governo provincial diz estar preparado para enfrentar eventuais situações de cheias ou inundações na presente época chuvosa.

Neste momento, o Conselho Executivo Provincial de Gaza já estabeleceu 279 comités de gestão de riscos, em todos os distritos propensos a inundações, segundo o respectivo porta-voz, Almeida Guilume.

Governo de Massingir e líderes comunitários de 3 comunidades alcançam entendimento

Gaza

Governo distrital de Massingir e líderes comunitários de três comunidades do distrito, no norte de Gaza, alcançam consensos nos limites de terra destas aldeias, após décadas de conflito.

Trata-se das comunidades de Cubo, Canhane e Tihoveni, da localidade de Massingir-sede que há décadas estavam em conflito constantes devido a delimitação das suas terras.

André Magibire pede reação da comunidade internacional diante de alegada fraude

Maputo

O antigo secretário-geral da RENAMO, André Magibire, pediu à comunidade internacional que sancione o Governo moçambicano, acusando-o de golpe de Estado.

"O que aconteceu nessas eleições, eu chamaria a isto golpe de Estado, porque, de acordo com a nossa Constituição, a população escolhe os seus dirigentes… E isso aconteceu. Só que o partido FRELIMO nos arrancou. Esperamos ver a reação da

Stopmznews

RENAMO divulga a sua contagem paralela em Maputo

Maputo

A delegação política provincial da RENAMO da cidade de Maputo publicou os resultados da sua contagem paralela da votos. O maior partido da oposição em Moçambique e o seu candidato, Venâncio Mondlane, dizem que venceram com 53% dos votos e

Stopmznews

"Doppaz" libertado mediante pagamento de caução

Maputo

O músico moçambicano "Doppaz" foi libertado esta quinta-feira (10.08), depois de quatro dias detido por ter pedido o homicídio do Presidente da República e seus familiares através de vídeos nas redes sociais, disse à Lusa fonte oficial.

Stopmznews

Radio Cidade FM Maputo

Anúncio Publicitário By Stop