29
Seg., Abr.
0 New Articles

Não gosta de baratas? Já há um laser que acaba com elas!

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um grupo de cientistas da Universidade Heriot-Watt, na Inglaterra, criou um software que deteta baratas e elimina-as com raio laser. O software foi desenvolvido com base num sistema de inteligência artificial combinado com um laser que consegue identificar e eliminar baratas à distância.

Ildar Rakhmatulin, o chefe da equipa de pesquisa, afirma que foi tudo desenvolvido com código aberto e “hardware simples”. Utilizando tecnologias de inteligência artificial disponíveis no GitHub, o pesquisador conseguiu ensinar um software a identificar com precisão as baratas. Depois, o programa foi capaz de localizar o animal e emitir um raio laser extremamente forte.


Com ele, a barata é neutralizada e morre. A notícia menos boa para quem não gosta destes insetos é que o aparelho só funciona se estiver a cerca de um metro da barata e não é recomendável que se use em casa, uma vez que é tão potente que pode destruir, acidentalmente, móveis e equipamentos e a visão de quem o estiver a utilizar. Foram testadas versões menos potentes, mas, com essas, a barata percebia o foco de luz e acabava por conseguir fugir.


O equipamento, para já, é bastante pequeno e ainda precisa de vários melhoramentos até poder ser produzido em escala, mas os investigadores preveem que possa vir a ser muito utilizado no combate a pragas em ambientes de produção agrícola.


Os testes foram realizados no ano passado, mas só agora aparecem publicados na revista científica Oriental Insects.

No passado, Rakhmatulin fez experiências com sistemas equipados com computadores Raspberry Pi para este efeito, mas agora usou “um Jetson Nano que me permitiu usar tecnologia de aprendizagem profunda com maior precisão para detetar os objetos”.

A equipa está a trabalhar agora para perceber se o mesmo conceito pode ser aplicado para outros insetos e testar a eficiência em cenários de utilização diversos, como no controlo de pragas na agricultura.

 

 

 


Fonte:da Redação e da maistecnologia
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews