27
Sáb., Abr.
0 New Articles

Guerra Síria: campo de Yarmouk evacuação 'em espera'

Asia Ocidental
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A evacuação esperada de milhares de rebeldes e em torno de Yarmouk campo de refugiados no sul de Damasco foi colocada em espera, os relatórios dizem.

 

As questões de segurança e do assassinato de um rebelde topo têm sido responsabilizados pelo atraso.

Militantes e suas famílias deveriam ter sido levados de ônibus para áreas sob o controle de seus respectivos grupos, sob um acordo entre os rebeldes eo governo.

Enquanto isso, uma coalizão rebelde diz ter capturado uma barragem chave do chamado Estado Islâmico (IS) no norte da Síria.

Um porta-voz das Forças Democráticas sírios curdos-Arab (SDF) disse que os combatentes apoiados por ataques aéreos da coalizão haviam tomado a represa Tishrin, cerca de 14 milhas (22 quilômetros) ao norte da fortaleza IS de Raqqa.

O porta-voz, Col Talal Selo, disse que a captura da barragem iria ajudar a interromper uma linha é a oferta através do Eufrates e isolar o grupo entre o norte Aleppo e seu território a leste do rio.

Passagem segura

No início deste mês, a mídia pró-governo relatou um acordo entre o regime, IS e do rival Al-Nusra Frente para permitir que os membros de ambos passagem segura para fora de Yarmouk e Hajar al-Aswad para Raqqa e norte da província de Idlib.

Dezoito autocarros que vão transportar os rebeldes e suas famílias foram relatados para ter chegado no acampamento na sexta-feira.

No entanto, libanês Hezbollah Al-Manar TV disse que a evacuação foi realizada até porque o comboio foi devido a passar através do território controlado pelo grupo rebelde Jaysh al-Islam, cujo líder foi morto em um ataque aéreo mais tarde naquele dia.

O grupo de monitorização baseada no Reino Unido Observatório Sírio para os Direitos Humanos (SOHR) disse que foi pausado por "razões logísticas", a fim de garantir o caminho para a IS-Raqqa realizada no Nordeste.

Cerca de 18 mil civis foram presos em Yarmouk pelos combates e um cerco governo desde 2012.

Militantes Estado Islâmico assumiu partes do acampamento no início deste ano.

Eles foram empurrados para trás por milícias palestinas e rebeldes sírios após semanas de combates ferozes, e Yarmouk desde então tem sido dividido em áreas controladas por IS, al-Nusra Frente e pró e militantes palestinos contra o governo.

As forças do governo manter postos de controle ao redor da área, impedindo os civis de sair.

Uma vez Yarmouk é feito seguro, a ONU vai ser capaz de obter ajuda para os civis lá.

 

Fonte:Stop Notícias BBC

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus