30
Ter., Abr.
0 New Articles

Festival de Cinema de El Gouna com 52 filmes em cartaz

Festival de Cinema de El Gouna com 52 filmes em cartaz

Cinema
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Foi inaugurado o 5º Festival de Cinema de El Gouna, no Egito, que contou com uma multidão de estrelas no tapete vermelho.Chegou a temer-se o pior para a edição deste ano por causa do incêndio que deflagrou na véspera do início do festival, mas os serviços de emergência e muitos voluntários trabalharam toda a noite e nem este imprevisto roubou o brilho à grande noite de abertura.

O fundador do festival, Samih Sawiris, afirmou: "Nunca tive tanto orgulho, ontem vi aquelas mil e seiscentas e tal pessoas que não pararam; a maior parte delas nem sequer dormiu. O resultado é como se pode ver, dificilmente se pode dizer que houve aqui um dos maiores incêndios dos últimos anos, no Egito".


Durante uma semana serão exibidos 52 filmes, incluindo 8 estreias mundiais.

Para além de celebrar o cinema árabe, o festival atrai inscrições do mundo inteiro. O diretor, Intishal Al-Tamimi, diz: "Acreditamos que este festival se torna uma janela do nosso cinema para o mundo e é também a porta dos filmes internacionais para os países árabes".

Os destaques incluem filmes como Feathers, de Omar El Zohairy, que ganhou o Grande Prémio da Semana da Crítica de Cannes deste ano, ou Captains of Za'atary, de Ali El Arabi, sobre refugiados, que encerrou recentemente o Festival de Cinema de Direitos Humanos, em Berlim.

"Apresentamos os refugiados de formas diferentes: pessoa que não pedem apenas ajuda. Temos dois rapazes, super fortes; para mim eles são súper-heróis, sonham muito, e são um modelo para qualquer pessoa, desta era, em todo o mundo", afirma Ali El Arabi.


O festival prepara-se para apresentar o seu programa mais diversificado até agora


Fonte:da Redação e da euronews
Reeditado para:Noticias do Stop 2021
Receba diariamente o STOP em seu WhatsApp
Envie um WhatsApp para +258 827606348 para receber notícias diariamente em seu celular
Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP/Estadão

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus