No centro das atenções
O exército israelita afirmou ter assumido nesta terça, 14 de Novembro, o controlo de várias instituições do Hamas na cidade de Gaza. Enquanto a situação no principal hospital do território causa grande preocupação, um estabelecimento cercado pelas forças israelitas que está privado também de energia e água, quase 180 corpos foram entretanto enterrados no recinto.
Mais notícias
Notícias principais
Este domingo, houve relatos de combates entre o exército maliano e os separatistas tuaregues na região de Kidal, no norte do Mali. A retirada da Minusma tem gerado uma corrida pelo controlo do território entre a junta militar maliana, os rebeldes tuaregues e os jihadistas.
O Ministro de Estado e Chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Pereira Furtado, anunciou a existência de actos de terrorismo, denunciando grupos organizados que estarão a sabotar torres de transporte de energia para Luanda.
Angola comemora este sábado 11 de novembro de 2023 quarentena e oito anos de independência proclamada em 1975, após uma longa guerra contra o colonialismo português.
Em todas as regiões do país decorrem este 11 de Novembro actividades oficiais comemorativas, incluindo na capital Luanda, onde não se realiza, no entanto, uma grande actividade política.
O presidente republicano da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos da América, Kevin McCarthy, foi destituído do posto esta terça-feira, 03 de Outubro, numa votação histórica no Congresso, que juntou do mesmo lado democratas e a direita radical.
Os Estados Unidos da América vão voltar a integrar a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, a UNESCO, cinco anos depois de terem abandonado a organização, durante a presidência de Donald Trump.
Audrey Azoulay, directora-geral da UNESCO, saudou, esta segunda-feira, em Paris, a decisão de Washington de voltar a integrar a organização.
O antigo presidente norte-americano Donald Trump declarou-se inocente nesta terça-feira ao final do dia ao ser ouvido por um tribunal da Flórida. O antigo líder republicano foi indiciado por ter conservado dossiers confidenciais após ter deixado a Casa Branca.
David Cameron, antigo primeiro-ministro britânico, acaba de ser nomeado novo chefe da diplomacia de Londres pelo primeiro-ministro Rishi Sunak. Um regresso inesperado e espectacular para o ex chefe dos conservadores, obrigado a demitir-se na sequência do Brexit.
As autoridades da Ucrânia temem que empreendimentos energéticos possam vir a ser alvo de ataques da Rússia, com a chegada do inverno, podendo privar de aquecimento a população, não obstante temperaturas negativas que habitualmente se fazem sentir nesta época do ano. O alerta foi lançado este domingo pelo presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
Em França, milhares de pessoas estão actualmente a desfilar nas ruas de Paris para denunciar o aumento dos actos anti-semitas desde o início do conflito entre o Hamas e Israel na Faixa de Gaza.
O desfile ocorre em silêncio, cobrindo 3,5 quilômetros, sem cartazes e com poucas bandeiras. Na vanguarda da manifestação, encontram-se dois antigos presidentes da República francesa, Nicolas Sarkozy e François Hollande, acompanhados pela
Em Tóquio, em véspera da cimeira do 'Quad', a cimeira da aliança dos Estados Unidos, Japão, Índia e Austrália, que visa uma maior cooperação e um maior equilíbrio de forças face à China, o Presidente americano declarou hoje que o seu país está disposto a usar a força militar para defender o território separatista de Taiwan em caso de invasão chinesa.
O Presidente Vladimir Putin ordenou este domingo, 27 de Fevereiro, que comando militar russo coloque a força de dissuasão nuclear em alerta especial de combate, em resposta às declarações "agressivas dos países membros da NATO e das sanções económicas contra Moscovo”.
O ocidente tenta "os últimos esforços" para evitar uma invasão de Kiev por Moscovo, numa altura em que a tensão entre a Rússia e a Ucrânia sobe de tom.
Nas últimas horas, foram ouvidas várias explosões no centro de Donetsk, no leste da Ucrânia, região controlada pelos separatistas pró-russos, segundo a agência Reuters.