27
Seg., maio
0 New Articles

Roupas auto-passáveis e auto-cosíveis? Pode ser uma realidade em breve!

Ciência
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Um novo estudo publicado na Advanced Functional Materials relata a descoberta de que os fios semelhantes a raízes produzidos por vários fungos podem ser usados como um material biodegradável e que se auto-repara na criação de roupas.

Os micélios podem ser usados para criar materiais substitutos da pele e que podem ser utilizados para roupas. Estes materiais podem até ser substitutos veganos para a pele.


“Os resultados sugerem que os materiais de micélio podem sobreviver em ambientes secos e oligotróficos. Os materiais à base de micélio já estão a ser usados ​​em vários campos, desde a construção aos têxteis”, escreve o Science Alert.

FungiMaterial

O fungo Ganoderma lucidum produz filamentos ramificados que formam a tal estrutura chamada micélio. Os testes com o material mostraram que se consegue regenerar e tapar os buracos que tenha, se for exposto a condições semelhantes àquelas em que foi cultivado.

Até agora, os resultados dos testes ainda se mostram demasiado frágeis para serem transformados em roupas, mas os investigadores estão confiantes de que é possível no futuro criar uma pele mais dura, possivelmente em camadas ou plastificada em glicerol.

“A capacidade deste material de micélio regenerativo para curar micro e macro defeitos abre perspetivas futuras interessantes para aplicações de produtos exclusivos em substituições de artigos de couro, como móveis, bancos de carros e roupas de moda”, escrevem os investigadores.

Há um longo caminho a percorrer até que possamos usar roupas feitas de fungos. Os processos de crescimento e cura ainda estão a demorar muitos dias. No entanto, estes são tempos interessantes para o que os pesquisadores chamam de materiais vivos projetados ou ELMs: por causa das células vivas dentro deles, conseguem adaptar-se ao ambiente e podem ser ajustados de várias maneiras. Qualquer uma destas soluções traria uma inovação nunca antes vista ao mercado das roupas.

 

 

Fonte:da Redação e da MaisTecnologia.com
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus