18
Qui., Abr.
0 New Articles

Nissan revela o 1º carro do mundo movido a óxido sólido

E-bio: veículo elétrico movido a célula de combustível de bioetanol promete autonomia superior a 600 km.

Tecnologia
Tools
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

A fabricante de automóveis japonesa Nissan acaba de revelar no Brasil o primeiro protótipo elétrico movido por uma célula de combustível de óxido sólido (SOFC, na sigla em inglês). Inédito no mundo, o novo sistema destaca-se perante outros tipos existentes

por sua alta eficiência elétrica.

A célula de combustível utiliza a reação de bioetanol com oxigênio para produzir eletricidade com elevada eficiência. Segundo a empresa, o conjunto, que inclui um gerador de força, carrega uma bateria de 24 kWh e  garante autonomia superior a 600 km.

Ao longo dos próximos meses, a Nissan vai realizar testes de campo em vias públicas no país usando o protótipo. A pesquisa e o desenvolvimento da chamada "Célula de Combustível e-Bio" foi anunciada pela montadora em junho, em Yokohama, no Japão, mas só agora é revelado mundialmente.

Ainda de acordo com a empresa, com o sistema de bioetanol, as emissões de CO2 são neutralizadas a partir do processo de cultivo da cana-de-açúcar ou milho que produzem o biocombustível, permitindo que haja um “ciclo neutro de carbono". 

Além disso, a célula de combustível e-Bio oferece condução silenciosa de um veículo elétrico, juntamente com os seus custos baixos de manutenção, ao mesmo tempo em que possui a autonomia de um veículo movido a combustível fóssil.

Outro destaque é a flexibilidade no uso de combustível: além de bioetanol, é possível usar hidrogênio e gás natural. 

Em nota, o CEO e Presidente Mundial da Nissan, Carlos Ghosn, disse que o protótipo "oferece transporte ecoamigável e cria oportunidades regionais de produção de energia ao passo que utiliza uma infraestrutura que já existe", referindo-se à disponibilidade em países da América do Norte e do Sul.

O protótipo com a célula de combustível faz parte do compromisso da Nissan para o desenvolvimento de veículos com emissões zero e novas tecnologias automotivas, incluindo sistemas de condução autônoma e conectividade.

 

 

 

 

 

Fonte:Exame

Reditado para:Noticias Stop 2016

Fotografias:Getty Images / Reuters

Tópicos:Carros, Autoindústria, Veículos, Nissan, Empresas, Montadoras, Empresas japonesas, Sustentabilidade, Tecnologias limpas

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews