19
Sex., Abr.
0 New Articles

Observatório do Meio Rural preocupada para as crianças e mulheres na região de Cabo Delgado

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

O Observatório do Meio Rural alerta para os graves impactos do terrorismo na província de Cabo Delgado no extremo norte de Moçambique. A organização denúncia as sevícias que são alvo na sua maioria mulheres e crianças nas áreas afetadas pela insurgência armada.

Já lá vão cinco anos que os terroristas actuam em vários distritos da província de Cabo Delgado e mais recentemente nas províncias de Niassa e Nampula. Mas é em Cabo Delgado onde o Observatório do Meio Rural foca a sua atenção no tratamento que é dado aos cidadãos sobretudo as mulheres e crianças que sofrem varias violações quer dos terroristas assim como das Forças de Defesa e Segurança.

Neuza Balane é Investigadora do Observatório do Meio Rural : " são violentadas, são espancadas, sofrem vários tipos de hostilidades por parte dessas entidades, entidades que outrora deveriam lhes proteger, mas são os que incitam novas dinâmicas de violência ou novas configurações de violência. Então as mulheres que sentem a violência física de uma forma direta sao as mulheres raparigas ou adolescentes que são raptadas."

Raptadas e forçadas a contrair casamentos nas bases dos insurgentes. Uma chamada de atenção feita pelo Observatório do Meio Rural durante a sexta conferência Internacional do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos IESE que decorre desde ontem, hoje prossegue e encerra amanhã na capital moçambicana.

 

 

 

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus