19
Sex., Abr.
0 New Articles

Grupo armado mata quatro pescadores

Cabo Delgado
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Vítimas foram mortas na praia de Nagulue, em Mucojo, no distrito de Macomia, que tem sido um dos afetados por ataques atribuídos a insurgentes em fuga da ofensiva militar moçambicana e internacional.

Um grupo armado matou na segunda-feira (08.02) quatro pescadores numa localidade costeira de Cabo Delgado, norte de Moçambique, segundo fontes locais citadas pela agência de notícias Lusa.


As vítimas foram mortas na praia de Nagulue, em Mucojo, no distrito de Macomia, que desde setembro tem sido um dos afetados por ataques atribuídos a insurgentes em fuga da ofensiva militar moçambicana e internacional a norte, em Mocímboa da Praia e Palma.
"As quatro pessoas foram mortas pelos insurgentes e um deles era meu vizinho. Não sei por que foram para aquele local. O governo está a proibir aquela zona devido à insegurança", disse Ernesto Navanga, um residente que tem uma machamba (horta) nas proximidades do local onde os corpos foram encontrados.
Segundo uma outra fonte, os pescadores preparavam-se para usar barcos à vela e foram surpreendidos. Depois, os agressores "queimaram os barcos. Foi grave o que se passou", lamentou.
Segundo ataque em três dias
De acordo com os relatos, entre os mortos está um deslocado de Palma. Além das quatro vítimas, um quinto elemento terá escapado ou terá sido raptado, acrescentam.
O ataque em Mucojo aconteceu depois de um outro, no sábado, no interior do distrito de Macomia, em que rebeldes armados atacaram dois camiões basculantes que transportavam material para reconstrução de pontes sobre o rio Messalo, disseram à Lusa duas fontes da sede de distrito.
Um motorista foi morto e outro continua desaparecido, acrescentaram.
O conflito em Cabo Delgado já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 859 mil deslocados, de acordo com as autoridades moçambicanas.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da dw
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus