24
Qua., Abr.
0 New Articles

Morreu Azagaia, o "rapper do povo" moçambicano

Nacional
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Morreu o "rapper" moçambicano Azagaia, aos 38 anos. O artista foi autor de letras de intervenção que o conotaram como o “rapper do povo”.

Filho de pai cabo-verdiano e mãe moçambicana, o músico Azagaia ficou conhecido pela crítica aberta à governação do país e os fãs chamavam-lhe “o rapper do povo”.

Um dos seus temas icónicos é "As Mentiras da Verdade" : “E se eu te dissesse/ Que a oposição neste país não tem esperança/ Porque o povo foi ensinado a ter medo da mudança/ Mas e se eu te dissesse/ Que a oposição e o governo não se diferem/ Comem todos no mesmo prato/ E tudo está como eles querem."

A música faz parte do disco “Babalaze” (que significa "ressaca" na língua changana), uma adaptação da obra “Babalaze das Hienas” do poeta moçambicano José Craveirinha.

Em 2008, Azagaia chegou a ser questionado pela Procuradoria-Geral da República. Três dias depois de manifestações que paralisaram Maputo, devido a aumentos de preços, Azagaia lançou o tema "O povo no poder".


Em 2014, o músico anunciou na Internet o fim da carreira, sem esclarecer o que o ameaçava, mas sublinhando que estava tudo dito nos dois álbuns “Babalaze” e “Cubaliwa”.

Maris tarde, em 2014, anunciou que tinha um tumor cerebral e foi criada uma campanha de angariação de fundos que juntou 20.300 euros para uma cirurgia na Índia.

Azagaia voltou ao palco ano e meio depois, num concerto numa discoteca de Maputo em 2016, mas depois ficou numa posição mais discreta no panorama artístico moçambicano.

O artista morreu esta quinta-feira, aos 38 anos, em circunstâncias ainda por esclarecer, ainda que alguma imprensa fale em acidente doméstico.

 

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da RFI
Reeditado para:Noticias do Stop 2023
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews