16
Ter., Abr.
0 New Articles

Polícias acusados de agressões a dois agentes absolvidos

Europe
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

Os arguidos negaram no início do julgamento as acusações, alegando que eventuais ferimentos se deveram à natureza do exercício
Os três elementos da PSP acusados de agressões a dois polícias, durante um curso realizado em 2013 para equipas de intervenção rápida, em Belas, foram hoje absolvidos pelo tribunal de Sintra.


Um subcomissário, um chefe e um agente da PSP estavam a ser julgados, no Tribunal de Lisboa Oeste, em Sintra, por dois crimes de ofensa à integridade física qualificada sobre dois agentes durante um módulo formativo denominado Técnicas de Utilização de Bastão e Ordem Pública, conhecido por 'Red Man'.
Os três arguidos, então com 52, 36 e 30 anos, negaram no início do julgamento as acusações, alegando que não tiveram intenção de agredir os formandos e que eventuais ferimentos se deveram à natureza do exercício, apesar da gravidade das lesões patente nas fotografias juntas aos autos.
Segundo a acusação, em abril de 2013, num módulo do curso de Técnicas de Intervenção Policial para Equipas de Intervenção Rápida, o chefe da polícia envergando um fato de proteção, utilizado por treinadores de cães, aproximou-se de um formando que, em resposta a ameaças simuladas, lhe "desferiu duas bastonadas na perna direita".
O agente terá então sido atingido por outro formador, equipado com o mesmo tipo de fato e de capacete, com "um soco na face direita", sofrendo depois, às mãos de dois dos arguidos, "diversos socos na cara e na cabeça".
O segundo ofendido, quando passou pelo mesmo exercício, também respondeu às ameaças simuladas com "duas bastonadas na perna esquerda" do formador, sofrendo "vários socos na cara e na cabeça".
As alegadas agressões foram presenciadas pelo subcomissário, que não interveio, "não obstante poder tê-lo feito", enquanto diretor do curso, ministrado na Unidade Especial de Polícia, em Belas, acusou o Ministério Público.
Um polícia sofreu lesões que determinaram 10 dias de doença, enquanto o outro teve de receber tratamento hospitalar, ficando 15 dias de baixa médica e com dificuldades de visão durante cerca de um ano.
Nas alegações finais, em março, o Ministério Público pediu a condenação dos três elementos da PSP, por considerar que as lesões provocadas durante o exercício não foram "acidentais" ou provocadas "inadvertidamente".
O advogado dos dois ofendidos acompanhou genericamente a conclusão do Ministério Público, preconizando "uma pena exemplar" para os arguidos, que também devem ser condenados a uma indemnização de 60.000 euros, reclamada aos três arguidos, "a título de danos morais".
Os advogados dos arguidos pediram a absolvição por entenderem que não foram provados os factos da acusação, durante o julgamento, através do inquirimento das testemunhas e da prova documental, alegando que as queixas contra os arguidos tiveram origem na expulsão do curso de um graduado da equipa, por comportamento impróprio.


DIARIO NOTICIAS
Reeditado

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus