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TECH TALK COLUMN: Passos de bebê para Merc, Aston muito legal para Miami

Fórmula 1
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Lewis Hamilton não estava feliz com sua equipe no Miami F1 deste fim de semana, só para variar. Mas desta vez, sua infelicidade não estava relacionada ao baixo desempenho de seu carro de 2022 – não, desta vez ele questionou por que a equipe deixou uma decisão estratégica importante para ele, em vez de dar as ordens.

Hamilton ficou aparentemente surpreso e surpreso quando a equipe perguntou se ele queria colocar borracha fresca na volta 41 da corrida de 67 voltas, quando o Safety Car saiu após a briga entre Lando Norris e Pierre Gasly. Hamilton - com razão, na minha opinião - sentiu que não deveria ser o único a fazer essa ligação, pois não tinha todas as informações relevantes disponíveis no momento. A equipe, por outro lado, sabia exatamente o que estava acontecendo. O que deixou Hamilton perguntar: “Esse não é o seu trabalho?” Eles decidiram não trazê-lo, no final.

Mesmo assim, George Russell aproveitou o Safety Car, ultrapassando seu companheiro de equipe graças às novas chuteiras, e terminou à frente de Hamilton (novamente), em 5º lugar. Surpreendentemente, Russell está agora em 4º lugar na Classificação de Pilotos, dois lugares e 23 pontos à frente de seu ilustre companheiro de equipe. Ambos os pilotos, no entanto, sentiram que superaram seu peso mais uma vez neste fim de semana, enquanto continuam esperando e esperando que a equipe dê um passo significativo à frente com o carro de 2022.

Enquanto isso, os cavalheiros na ponta do pelotão estão fazendo trilhas em termos de pontos. Charles Leclerc, da Ferrari, lamentou o fato de a equipe não ter o ritmo absoluto para desafiar Max Verstappen, da Red Bull, durante a corrida, mas mesmo assim o monegasco continua firme no comando no topo da classificação, 19 pontos à frente de Verstappen.

O holandês, por sua vez, vence ou desiste – se o carro aguentar, você o encontrará no degrau mais alto do pódio. Ou assim parece, cinco corridas na temporada de 2022. Ele não se conteve com seus comentários sobre a confiabilidade da equipe, mas, no momento, está marcando pontos e perseguindo Leclerc.

Os novos regulamentos, no entanto, provaram ser desafiadores para várias equipes, com uma variedade de gremlins surgindo durante as rodadas de abertura do ano. Carros quicando em trechos de alta velocidade foram apelidados de “porpoiising”, e a maioria das equipes tem lutado para controlar o fenômeno.

Mas também há outros gremlins, como a temperatura do combustível que entra nos carros, que derrubou a Aston Martin neste fim de semana. A equipe parecia bem durante a qualificação, com Lance Stroll conquistando o décimo lugar no grid e Sebastian Vettel em 13º – não espetacular, mas também não uma tragédia.

No entanto, isso não deu frutos para eles, pois a equipe anunciou que tinha “um problema de temperatura do combustível” com os dois carros e optou por não enviá-los para o grid, começando no pitlane. E agora?

De acordo com a cláusula 6.4.2 do Regulamento Técnico da F1 2022, “Nenhum combustível destinado ao uso imediato em um carro pode estar mais do que graus centígrados abaixo da temperatura ambiente”. Além disso, a cláusula 6.4.3 afirma que “É proibido o uso de qualquer dispositivo a bordo do carro para diminuir a temperatura do combustível”. Então, claramente, a temperatura do combustível desempenha um papel fundamental, em algum lugar do mundo louco e intrincado da F1.

Algumas ligações rápidas para pessoas significativamente mais inteligentes do que eu revelaram que a temperatura do combustível em si não é crítica - um ex-chefe de equipe que permanecerá anônimo - afirmou que conseguiu resfriar seu combustível de corrida até -40 graus centígrados durante o Touring da África do Sul Era do carro. Mas sim a influência que o combustível frio tem no ar na câmara de combustão pode ter um grande impacto no desempenho.

Isso ocorre porque o ar mais frio é mais denso e o ar mais denso significa mais moléculas de oxigênio em um determinado volume de ar (a câmara de combustão) e, portanto, mais energia. Existe, no entanto, um limite de detonação, onde o calor combinado da compressão mais a combustão supera a estabilidade do combustível (é aí que entra a octanagem), ponto em que o processo de combustão deixa de ser um empurre suavemente os pistões para um estrondo bastante desconfortável, que acaba por destruir o motor.

Para evitar qualquer truque de combustível, a FIA simplificou: seu combustível não precisa estar mais frio do que dez graus centígrados abaixo da temperatura ambiente. Isso permite que os contêineres de combustível sejam estacionados na sombra, por exemplo, o que geralmente é melhor do que deixá-los sob o sol forte, como em Miami.

Embora a Aston Martin não tenha identificado oficialmente seu 'problema de temperatura do combustível', é um palpite seguro de que o combustível estava mais frio que o limite de 10 graus e, em vez de arriscar, eles optaram por garantir que a temperatura estivesse de acordo com as regras. antes de iniciar a corrida. Foi claramente uma corrida apertada, mas no final, os dois carros chegaram à pista. Stroll não marcou pontos por terminar em 12º, enquanto Vettel marcou exatamente o mesmo por não terminar a corrida.

Em seguida é o Grande Prêmio da Espanha no circuito da Catalunha, perto de Barcelona. Isso é
um circuito que é amplamente utilizado durante os testes de inverno, e os pilotos estarão muito familiarizados com seu layout. Tem uma extensão de 4,675 km e duas zonas DRS – e se alguma vez houve um momento para Sainz brilhar, será o GP da Espanha.

Waldo van der Waal é um jornalista automobilístico com quase três décadas de experiência. Ele trabalhou como correspondente da F1 para várias publicações ao longo dos anos, incluindo as revistas WIEL e DRIVE, no final dos anos noventa. Desde então, ele viajou pelo mundo para acompanhar alguns dos maiores eventos de automobilismo do planeta, incluindo muitas corridas de F1 e Le Mans. Ele esteve intimamente associado ao Rally Dakar nos últimos dez anos, trabalhou com Fernando Alonso durante sua tentativa na corrida e permanece em contato com o maravilhoso mundo da Fórmula 1.

 

 

 

 

Fonte:da Redação e da supersport
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
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