18
Qui., Abr.
0 New Articles

Uma pessoa morre a cada 4 segundos com fome no mundo

Africa
Typography
  • Smaller Small Medium Big Bigger
  • Default Helvetica Segoe Georgia Times
AplicLoja Windows 11 Pro

As Organizações não-governamentais pedem à ONU “acções que travem crise” alimentar.

A cada quatro segundo morre uma pessoa de fome. O alerta, feito esta terça-feira, parte de 200 organizações não-governamentais, que pedem "acções" aos líderes mundiais reunidos, em Nova Iorque, para a 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

238 ONG, originárias de 75 países, assinaram uma carta em que se mostram indignadas pela "explosão" do número de pessoas a passar por necessidades alimentares. "Atualmente, 345 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de fome aguda, número que mais do que duplicou desde 2019", dizem num comunicado enviado às redacções. E acrescentam que “apesar das promessas dos líderes mundiais de nunca mais permitirem a fome no século XXI" certo é que "a fome é mais uma vez iminente na Somália" e por "todo o mundo" estão ainda "50 milhões de pessoas à beira da fome em 45 países”.

Mohanna Ahmed Ali Eljabaly, da Yemen Family Care Association, um dos signtários da carta aberta, considera "inadmissível" ainda falar de fome em pleno século XXI dada "toda a tecologia agrícola (...) existente hoje".

A publicação da carta aberta acontece numa altura em que a crise alimentar, a par da crise de segurança causada pela invasão russa da Ucrânia e das crises energética e climática são as principais questões que estarão em debate na Assembleia Geral da ONU, que começou esta terça-feira. O encontro dipolmático, que durante uma semana reúne um grande número de líderes políticos, é considerado o mais importante do mundo.

Já na semana passada, também o Fundo Monetário Internacional (FMI) salientou que mais de 12% dos africanos enfrentem insegurança alimentar. A instituição apelou, por isso, aos executivos da África subsaariana para serem criteriosos na definição das políticas e da despesa pública.

 

 

 

 

 


Fonte:da Redação e da rfi
Reeditado para:Noticias do Stop 2022
Outras fontes • AFP, AP, TASS, EBS
Material Informático - www.aplicloja.com
Receba diariamente no Grupo STOPMZNWS poderá ler QRCOD
Link do Grupo WhatsApp - https://chat.whatsapp.com/JUiYE4NxtOz6QUmPDBcBCF
Qual Duvida pode enviar +258 827606348 ou E-mail:Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Em criação o Aplicativo o APP que ira ver notícias diariamente em seu celular Fotografias:Getty Images/Reuters/EFE/AFP

AplicLoja Microsoft Office 2022 Pro Plus
Stopmznews